Aprenda Como Usar A Rede Profissional LinkedIn - Veja!

Publicidade

Em geral, hoje em dia o LinkedIn conta com mais de 300 milhões de usuários. Vale lembrar que o LinkedIn se trata da maior rede social profissional que existe no mundo. Dessa forma, assim como outras redes sociais como Facebook e Instagram, permite que os usuários tenham interação. Porém, a grande diferença se deve ao fato de as interações nessa rede social influenciar na carreira profissional, de modo positivo ou negativo. Atualmente, a rede social conta com várias finalidades, e possui um papel relevante nas contratações.

Publicidade

De acordo com uma pesquisa feita, cerca de 79% de todos os recrutados, afirmam que já contrataram por meio do LinkedIn. Ao longo dos anos os meios digitais têm aumentado, fazendo com que a contrações online aconteçam com mais frequência, por isso o LinkedIn segue crescendo. Sendo assim, separamos nesse artigo diversos dados para que aprenda como usar a rede profissional LinkedIn.

Rede Profissional LinkedIn

Rede Profissional LinkedIn

Afinal, como funciona o LinkedIn?

Antes de mais nada, podemos afirmar que em vários aspectos o LinkedIn parece bastante com o Facebook. Contudo, o seu teor acaba o diferenciando em inúmeros tipos de pontos. Vale lembrar que ao usar a rede, saiba que deve ter em mente que se trata de uma rede social para fins profissionais. Sendo assim, deve levar isso em conta desde o seu cadastro na rede social. Primeiro deve fazer um perfil na rede. Então, nele vai ter os seus dados pessoais, dados acadêmicos e profissionais e contatos. Além disso, pode adicionar um pequeno resumo sobre a sua carreira. Também links para sites e blogs. Os usuários da rede ainda podem anexar algumas publicações externas.

Publicidade

Após completar o seu perfil na rede, saiba que deve procurar por conexão, chamados de contatos. Portanto, deve adicionar as pessoas que conhece e as que deseja conhecer. Vale deixar claro que o mais indicado, é que foque nas pessoas que tenham ligação dentro da sua área de atuação, indústria e empresa que deseja ingressar ou que atua no atual momento.

Rede Profissional LinkedIn

Rede Profissional LinkedIn

Para que serve o LinkedIn?

1°- Networking

Saiba que deve manter uma boa rede de contatos ativa independente do momento profissional que esteja. Por isso, o LinkedIn se trata de uma boa ferramenta para fazer esse processo. Sendo assim, pode usar a rede para que converse com seus conhecidos. Também para que consiga trocar dados relevantes ou para parabenizá-los por um novo emprego. Contudo, deve fazer algumas conexões. Ou seja, deve procurar por pessoas que podem ser uma boa para o seu networking. Para isso pode investigar em grupos que tem ligação ao seu setor ou área de atuação.

2°- Fortalece a sua credibilidade como profissional

Ao longo em que a sua rede for consultada por vários contratantes, ela pode te ajudar para que consiga estabelecer-se como profissional. Mas, para isso deve aproveitar ao máximo as comunidades que LinkedIn oferece aos usuários. Afinal, por meio dele pode não apenas adquirir novo dados, como também fazer interações com outras pessoas. Vale deixar claro que em cada perfil existe um espaço para recomendações, que pode pedir para chefes, colegas de trabalho e outros. Assim, ficam visíveis e podem te ajudar para causar uma boa impressão quando visitarem o seu perfil.

Publicidade

Sobretudo, o melhor a fazer para fortalecer a aumentar a sua credibilidade por meio da rede, é por meio de atividades de qualidade. Por exemplo, curtir, publicar bons textos, ter contatos fortes e assim por diante. Isso porque deve manter o seu perfil sempre bem atualizado e atrativo.

3°- Procurar Emprego

Enfim, como já falamos, existem muitos recrutados hoje em dia que conferem os perfis dos candidatos por meio dessa rede social. Dessa forma, entender como funciona o LinkedIn e ter um perfil sempre atualizado, pode te ajudar a manter uma rede de contatos sólida. Também pode fazer com que tenha uma credibilidade bem mais forte. Então, para que te encontrem de modo mais fácil, deve garantir que o seu perfil está visível para todos. Além disso, caso esteja atrás de vagas de emprego, pode usar a rede social para ir atrás das vagas disponíveis para sua área.

Dicas para ter um bom perfil no LinkedIn:

  • Coloque uma foto em seu perfil. Isso porque os perfis com foto no LinkedIn são 14 vezes mais vistos do que os que não tem.
  • Invista em produzir um bom resumo para seu perfil.
  • Preencha o máximo de secções possíveis em seu perfil da rede.
  • Personalize a sua URL.
  • Faça publicação de textos interessantes.

Dessa forma, pode ter acesso a diversas vantagens para sua carreira. Além de usar a rede para conseguir emprego e uma boa rede de contatos. Então, não perca mais tempo e faça seu cadastro para começar a usar o LinkdIn.

Relacionados

Deixe seu comentário

Entrar em Contato / Política de privacidade / Termos De Uso /
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2022
CURRICULOBR.COM.BR
  • Linkedin
  • Facebook
  • Whatsapp