Currículo - Quais São Os Tópicos Que Não Podem Faltar!

Publicidade

Existem alguns tópicos específicos que não podem faltar de qualquer maneira em um currículo para que uma pessoa consiga uma recolocação profissional no mercado de trabalho. Até porque, os currículos devem funcionar como uma forma de anúncio ou marketing sobre o profissional. Ou seja, ele deve ter conteúdo estratégico, organizado e deve ser atrativo aos olhos dos recrutadores. Além disso tudo começa com uma vaga de emprego que significa uma posição para ser ocupada em determinada empresa. Então, quanto mais se conhece desse espaço de preenchimento de conteúdo com detalhes atribuições, conhecimentos, responsabilidades e experiências mais fácil fica se destacar.

Publicidade

Tópicos indispensáveis em currículo

Áreas de atuação e objetivos profissionais

De modo geral os objetivos devem ser a própria nomenclatura do cargo. Assim quando mais especifico conseguir ser melhor será para se destacar dos demais candidatos em uma seleção. Porém, claramente existem casos que essa nomenclatura não faz sentido algum. Por exemplo, caso um vendedor tenha assumido outras funções como consultor de vendas, ou gerente comercial, não significa necessariamente que o profissional dispõe habilidades em gerenciar departamentos ou dar consultoria de vendas. Desse modo, em alguns casos o melhor a se fazer é indicar apenas a área de atuação em vez do cargo especifico, ou seja, nesse caso colocar apenas que possui atuação na área de vendas.

Alguns segmentos que já teve atuação

Uma outra informação que é considerada uma das mais importantes de um currículo, é sobre os segmentos profissionais que já teve atuação. Isso porque essa experiência vai ser responsável em indicar muitos detalhes sobre seu perfil profissional, como habilidades e conhecimentos para ocupar determinada vaga de emprego. Porém, cada setor tem suas próprias características, e uma pessoa que já tenha consiga alguns empenhos de funções vai saber se encarregar dessa vivência com determinado algo.


Assim, essas informações podem ser distribuídas entre experiências profissionais ou resumidos no resumo profissional. Ou seja, elas só não podem faltar em seu currículo, devem estar lá, independentemente de onde esteja colocada.

Quais São os Tópicos Que Não Podem Faltar No Currículo

Formações Acadêmicas devem estar no Currículo

Por fim, as informações e dados acadêmicos em seu currículo são muito importantes para diversas finalidades na hora do recrutador analisar seu perfil profissional. Além disso, esse tópico pode ajudar bastante a predizer todas suas habilidades e conhecimento como um profissional. Sendo assim, suas informações acadêmicas devem ser valorizadas nesse documento, para que tenha um destaque ainda maior.

Dessa maneira, é importante que se preocupe em apresentar da forma mais direta, clara e visível possível, ao recrutador da empresa, seus segmentos de formação acadêmica. Assim, essa é uma parte fundamental para que esse documento seja evidente e que consiga mostrar todo seu perfil profissional para que consiga a vaga ofertada.

Publicidade

Em conclusão, esses três tópicos são totalmente indispensáveis em seu documento de currículo e sobre nenhuma hipótese podem falta. Além disso, ainda que pareçam simples, todo seu currículo deve possuir essas partes bem estruturadas. Para que seu documento realmente consiga chamar atenção dos recrutadores e seja capaz de mostrar com clareza todos seus pontos positivos como profissional.

Relacionados

Deixe seu comentário

Entrar em Contato / Política de privacidade / Termos De Uso /
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2022
CURRICULOBR.COM.BR
  • Linkedin
  • Facebook
  • Whatsapp