Veja Como Parar De Procrastinar No Trabalho Para Sempre

Publicidade

Sem dúvidas, procrastinar se torna um grande inimigo de pessoas que não conseguem deixa-la. Isso porque adiar tarefas faz com que não seja produtivo, e não te ajuda a otimizar o seu tempo ao longo do dia. No entanto, se trata de um problema que faz parte da vida do ser humano bastante tempo. Dessa forma, muitos pesquisadores vêm ao longo dos últimos anos estudando meios para parar de procrastinar.

Publicidade

Vele lembrar que existem muitas técnicas para que pare de procrastinar, mas que tem uma eficiência limitada. Sendo assim, para que fique por dentro de todos os detalhes sobre o assunto. Separamos nesse artigo diversos dados para que veja como parar de procrastinar para sempre.

Procrastinar No Trabalho

Procrastinar No Trabalho

O que significa procrastinar?

De modo geral, procrastinar se trata de um termo usado para se referir ao ato de adiar o cumprimento de uma tarefa que deve fazer. Ou seja, quando uma pessoa sabe que precisa fazer uma tarefa, mas não é capaz de fazer. Basicamente, se trata de uma grande lacuna entre a intenção e a ação. Além disso, a procrastinação pode ser feita de modo consciente ou inconsciente. No entanto, nos dois casos, incluir deixar para fazer uma tarefa em outro momento. Portanto se trata do famoso “empurrar com a barriga” uma atividade.

Publicidade

Por exemplo, uma pessoa que deve arrumar o seu quarto com urgência, mas ao invés disso, assiste um filme. Nesse caso essa pessoa procrastinou. Embora muita gente não se de conta, se trata de algo mais comum na nossa rotina do que prece. Contudo, isso pode ser algo bem prejudicial para sua vida, ainda mais para quem deseja ser eficiente. De acordo com uma pesquisa feita 52% de todas as pessoas entrevistadas afirmam que procrastinam. Além disso, isso se torna o maior inimigo para que consigam ser realmente produtivos.

Qual o motivo da procrastinação acontecer?

Ainda que procrastinar pareça um mal presente apenas na vida moderna dos dias atuais, se trata de uma realidade presente nas civilizações antigas. Por exemplo, no ano de 800 a.C o poeta grego Hesíodo escreveu “deixar seu trabalho até amanha e no dia seguinte”. Isso porque o cérebro do ser humano acaba se rendendo a procrastinação. Afinal ele prefere optar por uma recompensa de imediato. Então, isso faz com que lute para fazer tarefas que atribuem vantagens no futuro para que consiga trocar esforços no presente. Em geral, nosso cérebro acha bem mais fácil processar coisas concretas e firmas do que incertas e abstratas.

Além disso, o incômodo logo de imediato se torna bem tangível quando comparado com incertezas do futuro. Vale lembrar, que algumas pessoas lidam de modo mais frequente com a procrastinação por causa de uma influencia por meio de fatores genéticos. Mas, todas as circunstancias negativas na hora de executar uma tarefa podem ajudar. Por exemplo, caso tenha que fazer algo que seja desagradável ou muito completo, a procrastinação tende a acontecer de modo ainda mais fácil.

Procrastinar No Trabalho

Procrastinar No Trabalho

Como parar de procrastinar?

1°- Tenha o primeiro passo para parar de procrastinar

De acordo com a ciência, dar um primeiro pequeno passo se trata de uma estratégia para vencer a procrastinação. Para isso vai precisar definir uma meta baixa. Dessa forma, por meio desse tipo de abordagem pode obter uma grande eficácia. Sendo assim, deve definir uma meta que consiga cumprir de modo mais fácil para que inicie o processo de parar de procrastinar.

2°- Gerencie não apenas o seu tempo, mas também as emoções

Saiba que acreditar que precisa esperar estar com um bom humor para fazer uma tarefa se trata de uma grande armadilha que favorece a procrastinação. Além disso, de acordo com a psicologia, o ato de deixar de fazer algo por não estar com bom humor pode gerar um ciclo vicioso em sua vida. Isso porque, deixar de fazer algo, com a desculpa do humor se trata de modo regular de forma externa as emoções.

Publicidade

Por exemplo, se decepcionar com outros, medo de falar, perder a sua autoestima, e assim por diante. Portanto, saiba que deve gerenciar não apenas o seu tempo, mas também as suas emoções. Tudo isso pode te ajudar para que consiga parar de procrastinar. Contudo, saiba que controlar as emoções não se trata de um processo fácil, mas que pode te ajudar não apenas a parar de procrastinar, mas em diversas outras áreas de sua vida.

3°- De nome ao seu problema: Afinal realmente se trata de uma procrastinação?

Existem casos de procrastinação, mas também apenas casos de atraso, que pode ter outro tipo de sentido. Isso faz com que tenha uma facilidade no processo para visualizar as práticas e como as gerenciar. Vale lembrar, que nomear de forma correta um atraso se torna essencial. Afinal, não pode acabar com um inimigo se não sabe qual a sua aparência e imagem.

Além disso, os atrasos podem ter diverso tipos de fins, e existem ainda alguns necessários para aumentar a sua produtividade. Sendo assim, separar os tipos de atrasos que possui se trata de uma das formas de parar de procrastinar de acordo com alguns estudiosos. Confira abaixo as categorias na qual pode separar os seus atrasos:

  • Inevitáveis.
  • De adrenalina.
  • Hedonísticos.
  • Por causa de problemas psicológicos.
  • Propositais.
  • Irracionais.
Procrastinar No Trabalho

Procrastinar No Trabalho

4°- Tente praticar o uso da procrastinação estruturada

De acordo com um professor de filosofia, o conceito de procrastinar com estrutura envolve colocar uma tarefa mais urgente no tipo de sua lista. Também colocar outros tipos de atividades relevantes na lista, mas que não tem tanta urgência. Isso porque as pessoas que procrastinam tendem a fazer isso com todas as tarefas. Mas nesse caso pode aproveitar a vontade de evitar tarefas para resolver algumas mais relevantes na frente de outras menos importantes.

5°- Procure visualizar o seu futuro “EU”

As pessoas sempre acreditam que o “EU” do futuro vai ter mais força de vontade e energia para seguir com as tarefas que precisa concluir. Contudo, em grande parte das vezes não se pode mudar tanto nesse pequeno espaço de tempo. Por isso, deve reforçar o seu senso de continuidade. De modo geral, significa que o seu futuro vai mudar apenas caso para de procrastinar no presente. Então, procure visualizar o seu verdadeiro eu do futuro para que comece o mais rápido possível iniciar os trabalhos para parar de procrastinar.

6°- Elabore planos que tenham imprevistos

Embora faça planos para não procrastinar, pode surgir alguns imprevistos em sua vida. Mas, esse tipo de mudança de comportamento pode se tornar o bastante para que consiga se prevenir desse tipo de situação. Segundo especialistas, adotar atitudes tendo como base estratégias para lidar com imprevistos se torna a melhor saída. Sendo assim, crie planos para que consiga lidar com os imprevistos e ainda assim não procrastine.

7°- Evite se surpreender para parar de procrastinar de vez

Por fim, saiba que toda as emoções negativas podem te desmotivar e fazer com que não veja de modo claro toda a situação. Em geral, quando uma pessoa procrastinadora se sente mal, não fica assim apenas por todas as tarefas que vem adiando. Também pelo fato de lembrar todas as situações em que procrastinaram no passado. Isso faz com que acabe alimentando os sentimentos negativos.

Publicidade

Dessa forma, faz com que evite querer completar tarefas. No entanto, saiba que existem diversas técnicas que podem ajudar a reconhecer e controlar as emoções negativas. Por meio de perdão ou compaixão de si próprio. Busque normalizar todos os seus erros para que tenha uma ajuda pra controlar as emoções e seguir em frente.

Agora você já sabe como parar de procrastinar. Afinal isso pode atrapalhar tanto sua vida pessoal quanto profissional.

Gostou? Agora Crie o Seu Curriculo Abaixo:
Criar Currículo

Relacionados

Deixe seu comentário

Entrar em Contato / Política de privacidade / Termos De Uso /
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2022
CURRICULOBR.COM.BR
  • Linkedin
  • Facebook
  • Whatsapp