Aprenda Como Fazer Um Verdadeiro Pitch De Elevador

Publicidade

Sem dúvidas, muita gente já ouvir falar que faria um verdadeiro pitch. Dessa forma, esse tipo de discurso de venda se torna essencial para fazer apresentações cursos de cinco a dez minutos no máximo. Contudo, vamos imaginar que encontre um investidor ou comprador de sua proposta atual em um elevador. Nesse caso toda a conversas vai ter que ser bem rápida. Em geral, vai ter que fazer uma apresentação com tempo de duração máxima de 60 segundos.

Publicidade

Ou seja, o pitch de elevador recebe esse nome pelo fato de ser curto. Por isso o seu uso pode ser feito em uma rápida viagem em um elevador. Porém, saiba que deve ser bem objetivo na hora de usar essa técnica. Por exemplo, quem você é, o que faz e o que deseja.  Sendo assim, separamos nesse artigo diversos dados para que aprenda como fazer um pitch de elevador.

Quando devo usar o Pitch de Elevador?

Antes de mais nada, saiba que existem diversos tipos de situações em que pode fazer o uso do pitch de elevador, onde ele também se torna necessário. Por exemplo, cartas ou vídeos de apresentação em um processo de seleção, ou até mesmo para escrever uma bio em redes sociais como LinkedIn. No entanto, o seu uso pode ser aplicado até mesmo em algumas apresentações públicas. Vale lembrar, que fazer uso dessa técnica se torna ainda melhor em entrevistas de emprego. Ainda mais em situações em que acaba sendo questionado sobre si próprio.

Então, independente de qual seja o evento ou atividade que permita o networking, pode apresentar de modo breve suas aptidões profissionais. Além também de todos os seus pontos fortes e habilidades especiais que te destacam. Por isso, o discurso de elevador se trata de um dos melhores métodos para ganhar confiança na hora de se apresentar. Afinal, pode fazer uma explicação de forma assertiva sobre o que pode oferecer.

Como fazer um Pitch de Elevador?

Em geral, não existem segredos para que faça um bom pitch de elevador. Isso porque, vai precisar apenas criar um rápido e breve discurso que tenha uma duração em média de 30 a 60 segundo. Além disso, não vai precisar apresentar todo o seu histórico acadêmico e profissional em seu discurso. Contudo, a sua apresentação deve conter um breve trecho com o que faz e quem é. De qualquer forma, existem algumas dicas para que consiga fazer um discurso mais rápido e objetivo. Sendo assim, na hora de montar o seu pitch de elevador deve levar em conta alguns pontos. Veja abaixo quais são:

1-Busque compartilhar as suas habilidades

Primeiro, deve ter em mente que para fazer uma boa apresentação deve explicar quais são as suas qualificações e habilidades. Isso porque se trata de sua grande chance de brilhar e chamar a atenção. No entanto, deve tomar cuidado para que seu discurso não saia com um tom de vaidade. Mas, deve compartilhar todos os seus pontos fortes sem nenhum medo.

2-Fale sobre os seus objetivos

Embora não seja necessário e nem tenha tanto tempo para detalhar tudo. Saiba que é essencial que mostre o que busca. Portanto, deve mostrar quais os seus objetivos. Por exemplo, pode dizer que deseja atuar em uma área e ter uma carreira dentro da mesma.

3- Saiba qual o seu público e procure falar com ele

De modo geral, você pode e deve ter um pitch de elevado pronto. Contudo, leve em conta que deve fazer alguns ajustes quando precisar. Isso porque, tudo vai depender do tipo de público com quem vai falar. Em alguns casos por exemplo, faz muito mais sentido destacar as suas habilidades do que em outros casos. Hoje em dia, em processos de seleção para vagas de emprego, faz muito mais sentido que tenha um discurso com ligação com a vaga em questão.

Publicidade

4- Seja flexível e positivo

Em seu discurso, vai estar fazendo uma apresentação sobre si mesmo, e por isso os ouvintes estão te conhecendo. Dessa forma, deve evitar falas com um tom negativo em seu discurso. Então busque se mostrar flexível e aberto a novas experiências e descobertas.

5- Pratique tudo!

Enfim, nossa última dica é que pratique tudo. Caso o seu pitch seja escrito não vai precisar praticar. No entanto, caso se trate de um discurso falado, se torna essencial que pratique bastante. Além disso, saiba que não se trata apenas de decorar o seu texto pronto. Afinal, nesse caso vai precisar praticar e treinar para que o seu discurso se torne algo mais natural.

Vale lembrar, que um texto bem escrito não produz uma conversa interessante e por isso deve ir por outro caminho para que se saia bem.  Também busque fazer ajustes sobre as palavras e tons quando achar preciso. Sendo assim, quanto mais praticar o seu discurso, mais fácil vai se tornar transmiti-lo quando estiver em um evento de networking. Mas, também se torna muito útil em uma entrevista de emprego.

Por fim, Use essas dicas e faça o seu pitch de elevador. Dessa forma, pode fazer o seu discurso em 60 segundos e alcançar os objetivos que deseja com o pitch de elevador de modos simples e prático. Boa Sorte!

Relacionados

Deixe seu comentário

Entrar em Contato / Política de privacidade / Termos De Uso /
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2022
CURRICULOBR.COM.BR
  • Linkedin
  • Facebook
  • Whatsapp