Como Estudar Melhor - Descubra Quais As 10 Dicas Que Vão Te Ajudar!

Publicidade

De modo geral, podemos afirmar que estudar se trata de uma das atividades em que manter o foco na eficiência atrai mais vantagens do que na quantidade. Além disso, de acordo com a ciência, estudar muito, nomeada por especialistas como Overlearning, faz com que tenha prejuízo no seu aprendizado. Embora muita gente não saiba, a capacidade das pessoas de relembrar um certo conteúdo possui um limite menor do que a sua capacidade de estudo em geral.

Publicidade

Por isso, na hora ter um aumento de produtividade para aprender, e diminuir o estresse e tempo, deve seguir algumas dicas. Sendo assim, para que fique por dentro de todos os detalhes sobre o assunto. Separamos nesse artigo diversos dados para que descubra quais as 10 dicas para estudar melhor.

Como Estudar Melhor

Como Estudar Melhor

Quais as 10 dicas para estudar melhor?

1-Busque impedir a curva do esquecimento

Antes de mais nada, os cientistas avaliam um fenômeno que ocorre no psicológico, ou seja, a curva do esquecimento no ano de 1885. Porém, mesmo nos dias atuais, continua sendo um fato relevante que deve levar em conta na hora de estudar. Dessa forma, a primeira vez que ouve um estudo ou aula nova, tem uma chance de retor tudo que aprendeu, cerca de 80% a mais do que revendo um conteúdo de novo em um dia.

Publicidade

Vale lembrar que isso tem um efeito cumulativo. Sendo assim, após uma semana, pode ter a capacidade de reter cerca de 100% dos mesmos dados dentro de apenas cinco minutos de análise. Os psicólogos consideram esse intervalo entre estudar e não estudar uma das melhores formas de aprender. Afinal, faz com que otimize o seu tempo de estudo, fazendo com que tenha contato com o conteúdo mais próximo do dia da prova com uma absorção bem maior dos dados.

2- Use o material impresso

Sem dúvidas, os tabletes e outros tipos de meios eletrônicos se tratam de ótimas formas de conveniência e também de portabilidade. Contudo, algumas pesquisas informam que fazer uso dos materiais impressos na hora de estudar na faculdade faz com que tenha vantagens bem maiores. Embora muitos se argumentem que adotar os novos hábitos com interfaces digitais melhora os estudos. Porém, 90% de todos os alunos, afirmam que as cópias impressas fazem com que tenha um estudo e trabalho bem mais produtivo. Além disso, os estudos nas telas fazem com que os alunos tenham que ler mais vezes para que tenham absorção dos estudos. Mas, com os dados impressos isso não acontece.

3- Faça algumas conexões

Existem muitos especialistas que afirma que a única diferença entre quem aprenda rápido com quem que aprende devagar estar no modo que estudam. Sendo assim, em vez de memorizar um conteúdo, os alunos mais rápidos tendem a fazer conexões entre as ideias. Também conhecido como método de aprendizagem contextual, esse processo se torna essencial. Assim, exige que cada aluno personalize os seus métodos na hora de aprender por meio de conexões de ligam dados para começar a fazer sentido.

Como Estudar Melhor

Como Estudar Melhor

4- Tente estudar quando estiver cansado e descansar logo depois

Ainda que essa dica seja um tanto contraditória, de acordo com a ciência pode ser muito útil. Isso porque, estudar quando está mais cansado, mais exatamente antes de dormir, pode fazer com que seu cérebro retenha mais concentração e habilidades novas. Além disso, na hora de aprender um novo instrumento ou uma língua estrangeira essa técnica pode ajudar ainda mais. De modo geral, esse processo funciona pelo fato de o processo de consolidar a  memória estar em seu melhor hora. Então, estudar antes de dormir pode te ajudar a aprender mais fácil.

5- Não releia, tente relembrar

Segundo um professor de psicologia, ler e reler alguns materiais didáticos podem fazer com que os alunos pensem que conhecem bem um determinado conteúdo. No entanto a verdade está distante disso. Isso porque, o melhor a se fazer é usar uma recordação ativa. Ou seja, isso pode ser feito facilmente fechando o livro recitando tudo que se lembra. Assim, pode praticar o processo de memorização a longo prazo para que tem uma absorção maior dos conteúdos.

6- Use o Leitnner

Esse sistema é um dos mais conhecidos para utilizar alguns cartões de memorização. Dessa forma, o seu intuito é ajudar para que os alunos aprendam todo o conteúdo com qual não possui tanta familiaridade por meio da repetição. Sendo assim, na prática o aluno deve colocar todos os cartões com perguntas dentro de uma caixa. Feito isso, ele deve pegar cada cartão e tentar responder as perguntas.

Publicidade

Assim, quando acertar a resposta deve colocar o cartão em uma outra caixa. Porém, caso erre deve manter o cartão dentro da mesma caixa. Dessa forma, todo estudo passar para as próximas caixas. Contudo, caso o estudante erre mais uma vez a pergunta deve voltar com o cartão para caixa anterior. Sendo assim, todos os cartões que estão na primeira caixa tendem a ser estudados com mais frequência.

7- Pense mais sobre o pensar

O uso desse método na hora de aprender foi comprovado pela ciência, chamado de pensar sobre pensar. Portanto, os alunos devem avaliar de modo constante o seu nível de progresso e habilidade. Também devem monitorar com atenção e cautela o seu bem estar-emocional quando fazem atividades estressantes. Esse processo ajuda para que tenha uma retenção de modo mais efetivo e consciente dos conteúdos.

Como Estudar Melhor

Como Estudar Melhor

8- Tente variar o seu conteúdo

De acordo com alguns cientistas, variar o tema ou conteúdo na hora de estudar em vez de manter toda sua concentração em uma única área pode ajudar a ter bons resultados. Porém, nesse caso deve unir alguns assuntos que sejam ligados. Por exemplo, ao invés de estudar vocabulário em outro idioma você também pode misturar isso com a leitura.

9- Mude o cenário de estudos

Ainda que essa dica seja bastante simples. Existem muitos alunos que se esquecem que o simples fato de mudar de cenário pode impactar na hora de aprender. De acordo com alguns psicólogos, trocar o local de estudo faz com que você tenha um aumento dos níveis de retenção de dados e também de sua concentração.

10- Seja o Professor

Por fim, segundo algumas pesquisas realizadas com alunos, uma pessoa pode ter maiores chances de recordar tudo que aprendeu quando tem um intuito de ensinar tudo para outra pessoa. Então, para que você consiga ter bons resultados em seus estudos pode aplicar esse método para que tenha uma organização e recordação maior.

Sendo assim, usando nossas dicas você pode absorver mais o conteúdo e concentrar-se melhor em seus estudos de modo simples e prático.

Gostou? Agora Crie o Seu Curriculo Abaixo:
Criar Currículo

Relacionados

Deixe seu comentário

Entrar em Contato / Política de privacidade / Termos De Uso /
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2022
CURRICULOBR.COM.BR
  • Linkedin
  • Facebook
  • Whatsapp