Trabalho Voluntário Em Várias Fases Da Vida - Como Participar!

Publicidade

Ainda que muita gente não saiba, existe a possibilidade de fazer o trabalho voluntário em várias fases da vida. Além disso, até mesmo crianças e adolescentes, desde que os pais permitam. Também, nesse caso vai depender do tipo de projeto. Em geral, todos podem fazer esse tipo de atividade. Vale lembrar, que o trabalho voluntário tem foco no interesse comunitário e social. Contudo, apenas 3,3% de todos no Brasil fazem esse tipo de atividade, de acordo com a PNAD.

Publicidade

Ainda que muita gente não leve em conta, esse tipo de trabalho pode ser feito em várias fases da vida, fazendo com que se torne mais fácil ser um voluntário. Sendo assim, para que fique por dentro de todos os detalhes sobre o assunto. Separamos nesse artigo dados para que saiba tudo sobre trabalho voluntário em várias fases da vida.

Trabalho Voluntário

Trabalho Voluntário

Por que os brasileiros fazem o Trabalho Voluntário?

Antes de mais nada, podemos afirmar que não é uma tarefa nada fácil criar um rosto para os voluntários brasileiros. Ainda que existam dados suficientes para que isso seja feito. No entanto, podemos falar sobre o intuito e propósito pelo qual os brasileiros em grande parte se tornam voluntários.

Publicidade

Assim, de acordo com os dados do IDIS, existem cinco motivos para que uma pessoa faça o trabalho voluntário ou até mesmo doações. Confira quais são abaixo:

  • Primeiro, porque o trabalho voluntário faz com que se sinta bem.
  • Em seguida, pelo fato de se preocupar com a causa.
  • Também por querer ajudar as pessoas menos favorecidas do que elas.
  • Por acreditar que todos devem ajudar a resolver problemas sociais.
  • Por fim, por saber que podem fazer a diferença com o trabalho voluntário.

Vale lembrar, que a pesquisa teve como base os dados obtidos por meio de respostas de voluntários em inúmeras faixas etárias. Também em inúmeras regiões e grupos de renda. Contudo, saiba na prática, esses propósitos de pessoas que façam o trabalho voluntário em várias fases da vida. Confira:

1-Voluntário na Infância:

De modo geral, a lei do voluntariado não possui qual idade que deve ter para que seja apto para iniciar as atividades. Por exemplo, uma menina de apenas nove anos de idade, começou as suas ações ainda criança, com foco total de apoiar a sua comunidade. Então, ajudava na hora de recolher, organizar e entregar as doações em meses em que o frio era maior. Mas também em épocas de mais necessidade e tempos festivos.

Hoje em dia, essa menina está com 23 anos de idade, e Giovanna se tornou uma mentora de um time de voluntário de Vendas da Fundação Estudar. Segundo ela, sempre quis fazer parte de um propósito maior e ajudar as pessoas. Embora hoje em dia ainda atue com trabalho voluntário, devemos deixar claro que tudo começou ainda em sua infância.

Publicidade

2- Voluntário na Faculdade:

Sem dúvidas, existem alguns momentos de nossas vidas que podem fazem surgir o interesse para contribuir para o impacto social como um todo. O que muita gente não sabe é que ao longo de uma graduação o interesse pode crescer ainda mais. Afinal, esse tipo de experiência pode deixar o currículo ainda mais rico, mas cria também uma vontade de ajudar e retornar para quem precisa. De acordo com Daniel Junior, consultor, iniciou o seu voluntariado nessa fase de sua vida.

Trabalho Voluntário

Trabalho Voluntário

Sendo assim, toda a vontade de trabalhar como voluntário surgiu por um tipo de gratidão por ter passado em uma Universidade Federal. Assim, ele desejava passar para outras pessoas tudo que já sabia. Então, no primeiro período de seu curso, entrou em um projeto de extensão. Por isso dava aulas de matemática para crianças. Contudo, o seu trabalho voluntário não parou mais. Desse modo, deu aulas de informática em um projeto social sem fins lucrativos. Em geral, o consultor afirma que tem várias experiências. Além de ajudar outras pessoas, adquiriu novas capacitações para e se tornou ainda melhor no uso de ferramentas.

3- Voluntário na velhice

Primeiro, do mesmo modo que não existe uma idade mínima para fazer parte de trabalhos voluntários, saiba que não existe uma idade máxima para fazer essas atividades. Sendo assim, Eliane Kresler, uma consultora, percebeu após mais de três décadas no mundo corporativo e com várias doações em causas sociais, percebeu que era hora de usar as suas próprias mãos para ajudar. Então, aos 57 anos de idade, se desligou na posição de RH da Petrobrás, e investiu sua vida no trabalho voluntário. Mas, apenas quase depois de dois anos foi que Eliane iniciou seu voluntariado.

Publicidade

Depois de passar uma fase de sua vida atrás de um novo emprego com seu currículo atraente, ela teve muitas portas fechadas por causa de sua idade. Mas, ela acabou encontrando na educação um propósito. Por isso, fez uma inscrição como voluntária em Vendas e Marketing e passou. Hoje em dia, aos 61 anos de idade, ela segue como voluntária na Fundação Estudar e faz parte de vários outros projetos. Por isso, estar na velhice não é desculpa para fazer parte de trabalho como voluntário.

Então, pesquise mais sobre o trabalho voluntário em várias fases da vida.  Afinal, como pode conferir, não existe idade mínima ou máxima para começar o trabalho Voluntário.

Relacionados

Deixe seu comentário

Entrar em Contato / Política de privacidade / Termos De Uso /
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2024
CURRICULOBR.COM.BR
  • Linkedin
  • Facebook
  • Whatsapp